quinta-feira, 14 de novembro de 2013

INSTALANDO FREE MCBOOT NO MEMORY CARD DO PS2


Tutorial - Instalando o Free MCBoot no PS2
SOBRE O PROGRAMA

Acho que muitos ainda não conhecem o Free MCBoot, ele é um pequeno programa que, quando instalado no PS2, fará com que você possa executar programas diretamente pelo Memory Card, ou caso seu PS2 seja bloqueado, poderá rodar backups (cópias de jogos originais) no PS2 sem instalar um modchip. Mas antes de instalar e começar a usar, você precisa se certificar de algumas coisas:

Se seu PS2 for bloqueado:

1º - Ter um Memory Card original da sony, aquele de 8 MB.

2º - Verificar se o amigo ou vizinho tem um PS2 desbloqueado, que seja da mesma região que o seu, ex:

Se seu ps2 for modelo SCPH-75001, o outro PS2 for SCPH-50001 você poderá instalar o FMCB tranquilamente, pois o outro PS2 é da mesma região que a sua.

3º - Você precisa saber gravar algum CD ou DVD para poder dá boot no programa.

Se o PS2 for desbloqueado:

1º - Ter um Memory Card de 8MB original

2º - Saber gravar CD ou DVD...

Mas espera aí? Se o PS2 já é desbloqueado, por que instalar esse programa?

A resposta é simples, você pode instalar o programa também se seu PS2 tiver um modchip antigo que não execute modo DEV, ou pela praticidade de executar programas pelo menu do PS2!

Agora que você já sabe mais ou menos os motivos de instalar, MÃOS A OBRA!

Material necessário:

1 Memory Card original da sony de 8 MB
1 Pendrive
1 Computador com gravador de CD/DVD
1 CD ou DVD virgem
1 Pacote de Batatas Fritas, Saber mexer no programa uLaunchELF.
Pacote do Free MCBoot.
 
INSTALAÇÃO

1º - Baixe o uLaunchELF clicando aqui (a senha , descompacte e você verá um arquivo ISO, grave em um DVD usando algum gravador de discos, recomendo o ImgBurn, disponível na seção Downloads do blog.

2º - Se ainda não baixou o Free MCBoot, BAIXE AGORA, descompacte tudo que tem no arquivo baixado e coloque todos os arquivos e pastas da pasta "Noobie_Package" na raiz do seu Pendrive.

3º - Insira o disco do uLaunchELF que você gravou no PS2 e insira o Pendrive na primeira entrada USB do PS2, ligue o PS2.

4º - Se você gravou o DVD corretamente, então essa tela deverá aparecer (clique na imagem para aumentar):



Não se preocupe com aquele erro ali em cima "Failed to Load LAUNCHELF.CNF", aqui pressione "O" (BOLA) e usando o direcional do controle para baixo ou para cima, vá em mass:


Pressione BOLA novamente e procure pelos arquivos do Free MCBoot que você descompactou, o executável dele está renomeado como "FREE_MCBOOT.ELF" (sem aspas), pressione BOLA nele, deverá aparecer uma logo e depois a tela do Free MCBoot:

É sempre recomendado que você formate o Memory Card antes de instalar, então vá em "Format MC" e pressione X.

Nessa tela pressione X novamente para formatar o Memory Card. Lembra do papo sobre regiões do PS2? Então, se você for instalar usando um PS2 de um amigo ou vizinho, você deverá usar a opção "Multi Version Install":


Essa opção faz com que o Free MCBoot funcione em todos os PS2 de mesma região, mas se seu PS2 for desbloqueado e você for instalá-lo nele mesmo, use a opção "Normal Install", essa opção faz o Free MCBoot funcionar somente no seu PS2.


Pronto! O Free MCBoot está instalado e você poderá usá-lo apartir do Memory Card, pois ele se auto-inicia ao ligar o PS2, e na tela do menu dele aparecerá 4 programas:

uLaunchELF - O gerenciador de arquivos usado nesse tutorial.

SMS Player - Reprodutor de audio e video

HD Loader - Se seu PS2 for modelo SCPH-50001 para baixo e tiver um HD instalado, você poderá instalar jogos no HD e rodá-los apartir de lá.

ESR - Esse é essencial, com ele você poderá rodar backups de jogos no seu PS2 caso ele seja bloqueado!

PRESTE ATENÇÃO!

O Free MCBoot não funciona em PS2 modelos SCPH-900xx, devido que apartir dessa versão, a $ony atualizou a BIOS do PS2 para versão 2.30, tornando o Free MCBoot incompatível.
 

14 comentários:

  1. Respostas
    1. A senha é : pstuto
      funcionou aqui podem confiar!!!!
      eu vi nos comentarios na pagina de download

      Excluir
  2. eu ja tenho Free Mcboot instalado no meu mc, sera que da para copiar para outro mc? Agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo vários tutoriais sobre o uLaucher, mas ainda estou inseguro a ponto de comprar um Adaptor network que custa uns 150$ pelo mercado livre e não conseguir instalar o hd, que ja tenho um de 80G aqui. Bom tudo começou qnd comprei um ps2 50001 de um amigo por 150$, mas usei tanto que o litor ja foi pro pau... voce pode me ajudar a auxiliar como eu faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo procure no YouTube> como instalar o OPEN PS2 LOADER no ps2 e intale pelo ps2 de um amigo. Meu facebook pra duvidas de como fazer isso>>fb.com/fernandoavelino2013

      Excluir
  4. A senha é : pstuto
    funcionou aqui podem confiar!!!!
    eu vi nos comentarios na pagina de download

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara me ajuda diz para inserir jogos de play 1 ou play 2, nao entendo fiz tudo certo nao tem as imagens para poder ver o que esta errado

      Excluir
  5. Galera me ajudem pf
    No meu free Mc Boot instala mais não da boot sozinho, nem aparece os programas instalados na barra de pesquisa.

    ResponderExcluir
  6. o meu ps2 eh modelo 50001. Ele dah boot com o mcboot e aparece a logo, mas depois a tela fica preta e nada. Não carrega o menu. já tentei de tudo...

    ResponderExcluir
  7. Olá. Supondo que já tenha o Free mcboot num pen drive, pode apenas passar os arquivos para outro pen drive e vau funcionar como o anterior ?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia estou com um problema com a instalação do fmcb ...na hora de instalar dá um erro code 22 se alguém puder me ajudar obg des de já

    ResponderExcluir